domingo, 7 de agosto de 2011

EVANGELHO DO DIA

Senhor, é bom ficarmos aqui

Mt 17,1-9

Leitura Orante

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, ... a uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então... lhe disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Ainda estava falando, quando uma nuvem... os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: "Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!" Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: "Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".







Leitura Orante

Este momento é muito especial no meu dia. Aqui na rede da internet,

faço silêncio no meu coração e peço luz ao Espírito.

Rezo com o Bem-aventurado Alberione:

Mestre,

Tu que iluminas todo homem e és a própria verdade:

eu não quero raciocinar senão como Tu ensinas,

nem julgar senão conforme os teus julgamentos,

verdade substancial, dada a mim pelo Pai:

"Vive na minha

mente, ó Jesus Verdade".

1.Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Leio atentamente,na Bíblia, a narrativa da Transfiguração em Mt 17,1-9.

Observo neste trecho do Evangelho alguns símbolos:

. "Numa alta montanha" - a montanha indica o lugar de encontro com Deus

. "Roupas brancas como a luz", ("luz") ¬. Quanto mais luz coloco num ambiente escuro, mais claro ele se tornará. Quanto mais Palavra de Deus tiver em mim, mais a luz de Deus brilhará em minha vida.

. "Três tendas"- lugares de repouso e de oração.

. "Nuvem luminosa e sombra" simbolizam a presença de Deus.

Jesus se revela como verdadeiro Filho de Deus, Mestre a quem devemos escutar e seguir em seu caminho de cruz e ressurreição.

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?

Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra, condição para aprender do Mestre e ser seu/sua discípulo/a. Disseram os bispos, em Aparecida: "O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp 167).

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Oração da Comunicação

Deus do Amor que te dás sempre em comunhão criadora,

Deus da Vida partilhada frente aos processos de morte,

Deus da Palavra encarnada em Jesus de Nazaré,

a serviço da Verdade, na convivência da Paz, pelas veredas da História.

Ensina-nos a escutar o silêncio e o clamor dos deserdados da Terra.

Ensina-nos a falar a Boa Nova do Reino bem no alto dos telhados

e no coração do mundo.

Que sejamos testemunhas da invencível Esperança,

que consagremos a mídia ao serviço do Evangelho

em abertura ecumênica, em plenitude ecológica,

nos Povos da Nossa América, em cultura solidária

entre todas as culturas. Amém.

Dom Pedro Casaldáliga

4.Contemplação (Vida)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

Levo comigo a luz de Jesus transfigurado. Quanto mais luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp

Sugestões

Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Para Nos Ajudar A Melhorar A Qualidde Do Blog